sábado, agosto 26, 2006

Man about town - Um Homem na cidade

O título do filme não augurava nada de bom, mas como os títulos não fazem filmes é sempre bom dar o benefício da dúvida. E neste caso até valeu a pena pois o filme é melhor que o título. Se o título fosse Mad Man about town seria mais apropriado. Mas vamos à história, Jack (Ben Affleck) cheio de papel, empresário de actores e actrizes, casado com uma bela loiraça (Rebecca Romijn dos X-Men) decide em dada altura da vida frequentar umas aulas para explorar o seu eu. O professor Mr. Primkin (John Cleese) é um temperamental e de aulas curtas e exige aos alunos que escrevam um diário. Jack começa a escrever o diário que é roubado mais tarde durante um assalto seguido de uma carga de porrada. Ele tenta recuperar o diário a todo o custo que vai para às mãos de uma jornalista. Pelo meio há o adultério da mulher e o stress da perca de clientes. Tudo lhe acontece. O filme tem um argumento consistente, boa banda sonora e boas intepretações. Agora que o tempo de praia já não é o mesmo e os dias mais pequenos sabe bem um filme como este no fim do dia, o que acham? Vão ver que vale a pena.

Classificação: 7/10

quinta-feira, agosto 17, 2006

Romance & Cigarettes (Romance e Cigarros)

O poster do filme prometia (bela vista, huh?), o elenco também só que a montanha não pariu um rato, mas esteve quase. Passo a explicar... o elenco composto por James Gandolfini (boa interpretação), Susan Sarandon (mais uma grande interpretação) e Kate Winslet (uma interpretação apalhaçada, com um papel que não ajuda) prometiam um bom filme, só que a história não sendo má tem pelo meio uns devaneios musicais com os actores e outros figurantes a fazerem figuras de parvos a cantar músicas da banda sonora!! O realizador acabou por encher chouriços a ocupar fita com os actores a cantarem playback e a fazerem palhaçadas no meio da rua em vez de os pôr a intepretar papéis pois era para isso que lhes pagaram. Em vez disso gozou com os actores (eles ainda não devem ter visto o filme e as figuras parvas que foram obrigados a fazer). Isto não se faz a tão bons actores e aos espectadores, que são bons espectadores também! Agora vamos à história... Nick Murder (nome sugestivo) comete adultério com uma funcionária de uma loja de lingerie provocante e a mulher descobre e nunca mais lhe fala. Ele entretanto tenta deitar água na fervura, mas não consegue e vai fazendo pela vida. Entretanto a mulher quer vingar-se da amante. Esta é a parte do titulo do romance, os cigarros aparecem ao longo de todo o filme e depois no final fazem uma vítima.
Não é um mau filme, mas está longe de ser um bom filme!
Vejam também o filme e digam de vossa justiça!

Classificação: 5,5/10

segunda-feira, agosto 14, 2006

Miami Vice

Lembram-se da série? O filme não é diferente. Os diálogos são bons, as cenas de acção também. A banda sonora também foi bem escolhida. E os actores também corresponderam às expectativas. E vejam o pormenor de casting ao terem escolhido um actor de raça caucasiana e outro de raça negra para os papéis principais como na série de TV.
Michael Mann tinha a responsabilidade de não decepcionar os fãs da série e esteve à altura dos acontecimentos.Esperemos que não caiam em tentação de fazer sequelas... pois podiam estragar o que foi feito neste filme. Relembrou-se a série, mas pronto acabou, finito (espero eu), nada de sequelas (como na missão impossível).
Uma última nota para o facto deste filme tal como o Collateral (outro filme de acção) ter sido filmado totalmente em digital de topo Viper Filmstream o que confere maior versatilidade e maior pormenor na filmagem.

Classificação: 7,5/10

sexta-feira, agosto 11, 2006

Superman Returns - Super-Homem: O Regresso

O Super-Homem voltou mas não convenceu.
Para começar o argumento é uma desgraça. Depois o filme parece as pilhas duracell, dura e dura, 2h30 para pouco conteúdo.
Temos uma hora de um entediamento dos primeiros chouriços com uma breve introdução do super-homem, com ele ainda jovem aos saltos, depois de um momento para o outro já a fazer os primeiros salvamentos... e assim lá se vão uns minutos de fita.
O que vale é que nesse tempo é apresentado o vilão e as suas intenções.
O papel de vilão Lex Luthor assenta que nem uma luva em Kevin Spacey. Na 2ª hora temos o casalinho Super-Homem/Lois Lane nos braços um do outro vários minutos. Somente depois do encontro romântico começa a parte mais interessante do filme que é o confronto entre Lex Luthor e o Homem com o ponto fraco que todos já sabem qual é.
O confronto é rápido, pois aquilo em poucos minutos fica despachado. A parte final que não vou contar também desilude de tão previsível que é (e não era preciso ter visto os outros filmes anteriores para saber o final).
Resumindo a história centra-se em demasia no casalinho e deixa de lado muitas outras coisas no argumento que podiam ter mais desenvolvimentos, incluindo por exemplo o porquê da fraqueza do Super-Homem em relação aos cristais (valia a pena um flashback por exemplo).
Espero que o Super-Homem tenha levantado vôo no filme para não voltar para uma sequela!

Já não há pachorra para mais Super-Homens!

Classificação: 5/10

Critica por "Um critico do caraças"

Pirata das Caraíbas - O Cofre do Homem Morto

O pirata mais abichanado e amaldiçoado do universo volta com mais duas aventuras filmadas em simultanêo das quais a primeira ainda se encontra nos cinemas do nosso país.

Além dos suspeitos do costume surgem novas personagens para abrilhantar a acção, como por exemplo o novo vilão, Davy Jones, uma especie de homem lula excertado de carangueijo.

Sem querer contar mais para não estragar a história, preparem-se para umas duas horas e meia de aventura, acção e muita gargalhada com sequencias muito bem montadas.

Ficamos então à espera pela última parte da história para o ano que vem.

ps: Parece que vale a pena ver até ao fim as letrinhas todas... foi o que ouvi dizer

Classificação: 8/10

quarta-feira, agosto 02, 2006

Grilled

Dois pseudo vendedores de carne que não conseguem vender nada, batem a uma porta e envolvem-se num cabo dos trabalhos que nem vos conto. Atraídos por uma cara bonita acabam metidos no meio de um ajuste de contas com um traficante de armas. E as coisas não ficam por aqui pois mesmo no meio do barulho tentam vender a carne e os frigoríficos. Só mesmo visto.
É o típico filme de clube de vídeo, aliás nos states foi logo directo.
As interpretações são q.b. e o filme diverte que é o mais importante.

Este filme está disponível em região 1 e 2 por importação.

Classificação: 6/10

Manderlay

A continuação do muito aclamado Dogville já não tem o brilho de Nicole Kidman, mas tem uma actriz que está à altura da sucessão desta. Bryce Dallas Howard tem uma interpretação excelente. O argumento toca no tema da escravidão dos negros numa aldeia anos depois de ter sido abolida a escravidão. Fala-se de racismo, de democracia sendo exposta a sua fraqueza quando a sociedade não está preparada! Isto faz-nos lembrar o que se passou no Iraque.
As interpretações são excelentes, os cenários e luz excelentes. Até a narração de John Hurt não podia ser melhor. Lars Von Trier está mais uma vez de parabéns! E agora que venha o último filme da trilogia, Wasington.
Um filme imperdível!

Este filme está disponível em dvd região 2 por importação.

Classificação: 8/10