segunda-feira, outubro 30, 2006

Animal (2004) - Série V

Animal, é o filme típico de dvd e que realmente nem passou pelas salas e saiu em dvd. Não é o Animal com o Diogo Infante mas sim com o Ving Rhames. Este faz o papel de um criminoso que apanha uma pena pesada e com gajos da pesada na prisa. Lá vai ter de se desenrascar sózinho, pois no meio dos jogos de interesses ele passa as passas do algarve. Até que um dia encontra um prisioneiro que se dedicava à leitura e lhe dá o Malcom X em livro para ele ler. A partir dessa altura as coisas mudam e quando saí cá para fora tenta refazer a vida ao mesmo tempo que reencontra o filho já adulto.
Destaque para Ving Rhames e Terrence Howard que têm boas interpretações.

Classificação: 6/10

segunda-feira, outubro 23, 2006

Twelve and Holding - Aos doze e tantos

É um filme sobre miúdos, mas não é um filme só para miúdos. Os adultos também o devem ver. Neste filme há várias histórias com um denominador comum, os miúdos sofrem e não é pouco... senão vejamos. Um miúdo perdeu o irmão numa brincadeira de outros putos que armados em parvos atiraram um cocktail de molotov para o sitio onde ele estava e jura vingança. Outro tem uns quilos a mais, é recriminado pela mãe e uma outra miúda interessa-se por um homem muito mais velho que ela. Isto tudo dá um filme que nem sempre é fácil de ver, pois é servido em crú, sem rodeios e não é fácil ver. O filme tem excelentes interpretações dos miúdos pois os adultos têm papeis secundários. Os protagonistas são os próprios miúdos. É um filme que não é fácil de ver, mas merece ser visto!
Vão ver e digam coisas!

Classificação: 7/10

sábado, outubro 21, 2006

The Guardian - O Guardião

O Guardião é um filme mediano, que fica na corda bamba. Há pouco para dizer sobre o filme pois a história resume-se a um especialista (Kevin Costner) em salvamentos na costa americana que é encostado à box e tem de se contentar em ir treinar mancebos para uma escola de futuros especialistas em salvamentos no mar. Claro que ele contrariado faz a vida negra aos mancebos ao mesmo tempo que sente nostalgia dos tempos que estava no activo. Na recruta encontra um futuro aspirante aos seus records. O filme dura 2h20! É um abuso, pois a história não o justifica, mas o ritmo do filme é lento, muito lento mesmo. As interpretações de alguns actores cumprem, outros foram lá receber só o caché.
A banda sonora é repetitiva mas adequa-se ao desenrolar dos acontecimentos que são também repetitivos.
Querem um conselho? Esperem pelo dvd, pois sinceramente se forem ver uma sessão tipo meia noite ou estiverem com sono, correm o risco de adormecer a meio e acordar somente na parte final.

Classificação: 5/10

sexta-feira, outubro 20, 2006

Crank - veneno no sangue

Chev Chelios (Jason Statham) é um assassino profissional que mal acorda apercebe-se que está com os dias contados e vê num vídeo que lhe injectaram um veneno. O autor do serviço foi o seu rival Carlito (Carlos Sanz). A partir desse momento vai à caça dele. Pelo meio descobre que a única coisa que o pode manter vivo é fazer subir a adrenalina e para fazer por isso entra com um carro num centro comercial a dentro, rouba uma mota a um polícia passando e tem uma cena de sexo com uma excursão de alunas em chinatown a ver. Há de tudo neste filme de acção non-stop com cenas bastante divertidas e bem conseguidas! É um filme para apreciadores de acção tipo snatch e afins que se querem divertir à grande durante pouco mais de 1h20m.

Classificação: 7/10

quarta-feira, outubro 18, 2006

Filme da Treta

Quem não conhece as aventuras de ZéZé e Tony?

As suas Conversas da Treta já tinham vivido na rádio, no teatro e na televisão e a sua passagem no cinema é mais um passo nesta epopeia.

Através do cinema o universo destas personagens sai alargado e enriquecido com o aparecimento de novas personagens que compõem todo aquele ambiente.

Este filme que possivelmente poderá tornar-se o filme Português mais visto dos últimos tempos recupera um pouco o estilo das brilhantes comédias dos anos dourados do nosso cinema. Sem ser tão brilhante ( será que daqui a 50 anos continuaremos a falar deste filme como ainda falamos do Pai Tirano ou do Pátio das Cantigas? ) o seu esforço nesse sentido é bastante conseguido.

Filmado em quatro semanas segundo se diz e apenas com dinheiros privados, é um filme obrigatório para quem já era fã da conversa da treta e apesar de alguns quebras de ritmo vale a pena ir ver e nada de comprar dvdezinhos piratas... estes dois não merecem!!

Classificação 8.5/10

segunda-feira, outubro 16, 2006

Behind Enemy Lines 2: Axis of Evil

Vocês devem estar a pensar outro "Atrás das linhas do Inimigo"? Sim, fizeram outro! Mas este não é na Bósnia e não tem lá o Owen Wilson. No primeiro havia humor, neste não. O primeiro é melhor que este? Sim. Depois destas pequenas comparações vamos à história. Desta vez os estados unidos foram meter o bedelho na Coreia. E tal como agora a ameaça nuclear existia, embora menor que agora pois em 1994 iam começar a enriquecer urânio. E os americanos estavam era preocupados com o facto dos norte coreanos lançarem mísseis inter-continentais que podiam atingi-los em 30 minutos. Não estavam preocupados com os sul coreanos que iam pagar as favas em primeiro lugar!
Até abandonaram uns soldados em campo inimigo na coreia do norte à mercê da sorte. Alguns ainda se safaram com a ajuda das tropas especiais sul coreanas. Mas há uma passagem excelente quando o embaixador coreano mostra uma foto do míssil ao presidente americano e disse que conseguiu em 4h o que os americanos ainda não tinham conseguido! A pensarem que são mais espertos que os outros onde vão só destroem. Enfim... O filme é razoável e sem trazer nada de novo, também não chateia.

Classificação: 6/10

quinta-feira, outubro 12, 2006

Baú das velharias I - Breakfast Club(1985)


É Sábado de manhã, mas para 5 adolescentes há escola; eles têm que cumprir o castigo imposto pelo director: escrever uma composição.
Eles são do mais diferente possível : há o marrão, o atleta , a miss da escola, a ovelha negra e, claro, o rebelde ...

O que à partida parecia ser o início de um mau dia transforma-se numa viagem de descoberta: de como não devemos julgar sem conhecer e que no fundo somos muito mais parecidos do que aquilo que gostaríamos de admitir.

Para rever Emilio Estevez, Judd Nelson e Ally Sheedy muito novinhos, recordar a época da escola secundária e ouvir Simple Minds "Don't you forget about me..."

Classificação : 7/10

segunda-feira, outubro 09, 2006

Efeito Borboleta 2 - The Butterfly Effect 2

Ainda se lembram do 1º filme? Se se lembrarem bem, então esqueçam este! Após o grande sucesso do 1º filme a tentação de fazerem uma sequela e ganharem mais uns trocos era grande. E pronto, fizeram! Mais valia terem ficado quietos e porquê, perguntam vocês? Porque este tem a mesma base, é como um bolo requentado, já se viu o 1º e este tem piores actores e a história também já é conhecida. Para quem não conhece, eu resumo-a... o filme é basicamente sobre um tipo que tenta voltar ao passado para alterar o futuro, só que é cada tiro cada melro, cada vez que tenta alterar as coisas só piora. E é assim até ao fim... o fim, enfim... é tão previsível...
Se não viram o 1º filme, vejam... pois este é para esquecer!

Classificação: 3,5/10

domingo, outubro 08, 2006

Balbúrdia na Quinta (Versão Portuguesa)

Tudo parece absolutamente normal nesta quinta, as vacas pastam calmamente, as galinhas andam aos zigue-zagues a debicar o milho e os porcos fazem as suas porcarias.

Hummm... nada disso, estão completamente enganados!

Assim que bom do agricultor volta as costas estes pacatos animais transformam-se em grandessíssimos "party animals", eles surfam, veêm os grandes eventos do futebol americano e até conduzem a alta velocidade.

O maior brincalhão de todos é Otis, para ele a vida não passa de uma brincadeira e rejeita toda a responsabilidade que o seu pai adoptivo e chefe da quinta, Ben, lhe tenta transmitir sobre a protecção da quinta contra os malvados coiotes.

Um dia o pior acontece e Ben morre ao proteger as galinhas dos coiotes enquanto todos se divertiam no celeiro. Otis é eleito contra sua vontade o novo chefe e apartir daí tudo pode acontecer.

Excelente filme para a criançada, divertido e onde são transmitidas algumas mensagens muito positivas.

A versão portuguesa está muito boa, algo que tem aliás sido felizmente um bom hábito.

Infelizmente, por qualquer razão que desconheco continua-se a desrespeitar os actores que dão as vozes(e alma portuguesa) à bonecada. Quem quiser saber os nomes dos actores e ficha técnica da versão portuguesa tem de esperar literalmente até ao último frame de filme.

Na minha opinião tal informação deveria ser mostrada assim que começa a surgir o genérico final. Pessoal das distribuidoras, pensem nisso...

Classificação: 8/10

sábado, outubro 07, 2006

Human Trafficking - Tráfico Humano

Normalmente só vimos o tema do tráfico de seres humanos em programas tipo "toda a verdade" às 2h da manhã. Neste filme é tudo posto a nú, desde os esquemas que os traficantes arranjam para angariar adolescentes e mulheres adultas, até ao sofrimento e violência exercida sobre elas. É algo que choca e que não deixa ninguém indeferente, mas que acontece e continuará a acontecer neste mundo desigual em que nos paises ricos se permite a exploração de quem a troco de promessas num pais rico tem o inferno. Só existe tráfico porque existe procura, se não a houvesse o tráfico de humanos seria reduzido ou nulo em muitos sítios. O tráfico humano é o 3º maior crime atrás do tráfico de droga e de armas. Só é falado esporadicamente, porquê?
Se quizerem saber mais sobre o assunto podem ir ao site: http://www.humantrafficking.org/
Ainda bem que existem filmes como este que apesar de não irem para as salas de cinema, passam em tvs (americanas, pois cá duvido) e saiem em DVD.
Este filme está disponível e região 1 e 2. Podem adquiri-lo na net nos sites da especialidade ou se preferirem alugar (tem legendas em Português) num clube de vídeo poderão faze-lo a partir de 19 de Outubro.

Uma última nota para as excelentes interpretações Mira Sorvino, Donald Sutherland e Rémy Girard.

Classificação: 9/10

sexta-feira, outubro 06, 2006

Click

Mais um filme que quando chega cá às salas de cinema, já há em dvd nos states. Estreou nos states antes do verão (eles não ligavam peva ao mundial de futebol) ao e chega cá no outono, é a vida!
Bom, após este desabafo contra o atraso na estreia, vamos à história, Adam Sandler encarna a personagem de um arquitecto viciado no trabalho que um dia vai a uma loja para comprar um comando e compra um comando que pensa que só controla a tv, mas este é dos bons e começa a fazer tudo o que ele quer. Claro que não há bela sem senão e depois há chatices, pois comandos destes não podem funcionar sempre como queremos... O filme faz disparar umas quantas gargalhadas! E se não fosse o Adam Sandler estava feito ao bife um bom par de vezes.
Adam Sandler está como peixe na água e Kate Beckinsale também cumpre bem o papel. A banda sonora é variada, e bem escolhida pois tem músicas dos 80s, 90s.
Vão ver e divirtam-se!

Classificação: 7/10

quinta-feira, outubro 05, 2006

As Corridas Loucas de Ricky Bobby

As corridas loucas de Ricky Bobby parecem as corridas loucas (wacky races) dos desenhos animados. É um devaneio total, senão vejam, ou melhor leiam a história...
Ricky entra por acaso numa corrida a substituir um piloto que queria era comer e beber e ganha logo. Depois disso é um papa corridas e ganha sempre. Até que um dia aparece um corredor abichanado Jean Girard que desafia o dominio de Ricky e o vence logo no primeiro duelo. Ricky fica traumatizado com a derrota e passa por um mau bocado e até chega ao ponto de andar a entregar pizzas.
O filme entretém mas não é nada de especial. Aviso já que tem um tipo de humor a puxar pró vão de escada mas aceita-se, pois enquadra-se no ambiente do filme.

Classificação: 5/10