domingo, março 30, 2008

Cyrano de Bergerac (1990)

Ultimamente tenho estado a rever filmes comprados em DVD que há muito não via. Ao contrário de muitas pessoas que acham que uma vez visto não vale a pena ver de novo, eu gosto de de tempos a tempos revisitar algumas obras cinematográficas.

Nos bons filmes, aqueles bem escritos onde existem várias camadas além da mera superficialidade, encontramos sempre novos aspectos na narrativa.

E eis que assim surge este filme falado em francês, protagonizado por Gérard Depardieu (Cyrano) e Anne Brochet (Roxane) que passo a descrever:

Cyrano, génio da poesia, que se pela por uma boa batalha. Diz tudo o que pensa sobre os outros, isso ele não falha. Mas nem de tudo ele consegue falar. Ama sua prima Roxane como o seu próprio respirar. Porém nada disso ele lhe diz. Talvez por causa do nariz.

Cyrano de tamanha feiura, teme por ela ser gozado se lhe falar do seu amor. Teme a ela pedir para por ela ser amado. Que ela responda com um riso que o deixe amargurado. Nada diz à sua prima que na verdade até o estima mais do que ele tinha pensado.

Roxane que deste amor nada sabe, de Christian, um galã, apaixona-se apenas pela beleza. Mas pensa ter a certeza, que também são belos os seus pensamentos. Que produziram encantamentos no seu olhar da princesa. Mas o belo rapaz não tem o dom de falar. Da sua boca não nascem belas palavras, apenas coisas ocas que dão vontade de dormitar.

Roxane entusiasmada, fala a seu primo deste novo amor. Cyrano ao ouvir a novidade, seu coração parte de tanta dor. Pior das azares, o rival é um seu cadete que ele promete nada de mal acontecer, que talvez até com sua vida o irá proteger.

Mas entre os dois algo acontece, um pacto estranho Cyrano faz com ele. Christian será sua beleza e ele sua cabeça. Dizendo as palavras que do belo não saem, ele maravilha sua prima que pensa serem de Christian as palavras em rima.

Assim se vê que um amor assim não terá bom fim. Que pouca sorte. A tragédia e a morte não perderam o seu norte e o sangue ficará frio daquele que descobriu no sorriso da sua prima princesa, toda a chama acesa... enfim no limiar da vida a felicidade perdida que só no fim soube achar.

Uma crítica em verso para um belo filme falado quase todo em verso.
Atenção que os versos do filme são muito melhores que esta brincadeira que aqui escrevi. :)

Vale a pena ver de novo(ou caso seja o seu caso pela primeira vez) para quem gosta deste estilo. Uma boa classificação sem dúvida.

Classificação 8/10

segunda-feira, março 24, 2008

Cinema Quarteto - Menos 4 salas

Esta crítica não é de um filme mas sim sobre o desaparecimento de um Cinema de Lisboa que tinha 4 salas e que fechou portas definitivamente - o Quarteto. É uma notícia triste pois eram 4 salas que passavam muitos filmes que não passavam noutras. O cinema independente ficou mais pobre pois perdeu mais um conjunto de salas. O motivo é falta de dinheiro para cumprir os requisitos de segurança exigidos pela ASAE. Ainda há a hipótese da Câmara de Lisboa classificar o imóvel e poder dar-lhe novamente vida... mas sinceramente não acredito muito. É lamentável que não existam apoios às salas de cinema que não pertencem aos grandes grupos/grandes distribuidoras. Assim vão desaparecendo as salas onde passavam cinema "não comercial"... vai restando o dvd. Depois não se queixem que não há espectadores!

Classificação: 1/10

sexta-feira, março 21, 2008

Astérix nos Jogos Olímpicos

Mais uma aventura do Astérix desta vez nos Jogos Olímpicos. Há um Gaulês, o apaixonadix que está apaixonado por uma princesa grega que corresponde ao amor deste. Só que ela tinha sido prometida ao filho de Júlio Cesar, Brutus. Apaixonadix propões ao Rei Grego que quem ganhar os jogos olímpicos casará com a princesa. E assim começa mais uma aventura com alguns gags engraçados mas desta vez os dois heróis Astérix e Obélix têm um papel muito secundário. Não percebi a ideia de terem mudado o actor que faz de Astérix que não trás nada de novo à personagem que é bastante apagada. É um filme inferior ao Missão Cleopatra e ao Contra César mas entretém quanto baste. É um filme para se ver numa matiné de domingo.

Classificação: 5/10

segunda-feira, março 17, 2008

ZeitGeist - O Polémico Documentário

Este é mais um polémico documentário que ultrapassou todas as fronteiras graças à internet e ao poder do boca a boca. Chegou ao meu conhecimento através de um passa a palavra.

Este documentário encaixa no rótulo de documentário teoria da conspiração.

E tal como a maioria deste tipo de documentários está muito bem escrito no sentido de levar o espectador a reflectir sobre o que é a verdadeira realidade e o que está por detrás dela, nesses bastidores onde gente poderosa se move nas sombras e nos manipula como marionetas.

Este documentário aborda três assuntos distintos:
  1. O cristianismo. As origens por detrás do mito e das histórias bíblicas. Verdade? Ficção? Puro plágio de outras religiões da antiguidade? A abordagem está muito bem feita e deixa o espectador com muitas dúvidas sobre a religião.
  2. 0 11 de Setembro. Teriam sido mesmo os rapazes do Bin Laden a orquestrar este ataque as Torres Gémeas na cidade de Nova York? O autor do documentário da-nos uma resposta completamente diferente da história oficial.
  3. O banco federal dos Estados Unidos da América do Norte. Talvez a parte menos interessante para o resto do mundo, mas de qualquer forma veja a o método usado para que o bolso dos Americanos não esteja descansado.
Resta lançar o desafio a que vejam este documentário e que o analisem e quem sabe desmistifiquem as hipóteses lançadas. Ele está disponível nos vídeos do google e também existe um link para um torrent (legal) no website do autor do filme : http://zeitgeistmovie.com/

Pela maneira de construção e clareza no discurso mereçe uma apreciação muito positiva:

Classificação: 8/10

segunda-feira, março 10, 2008

Crime na Pensão Estrelinha

Herman José, personagem polémica do Humor Português protagonizou um dos melhores programas de passagem de fim de ano: Crime na Pensão Estrelinha.

Se hoje em dia há quem se divida sobre o que o Herman nos está a dar e o que ainda nos pode dar, o certo é que neste programa ele deu muito do que sabia de melhor ao seu publicuzinho.

Editado pela revista Timeout o inédito em DVD, Crime na Pensão Estrelinha vale a pena comprar para ver ou rever.

Não é demais rever o fabuloso concurso "O Trevo da Morte", o detestável Neves e o mestre do mistérico Hércules Pirou e lembrar o já longínquo ano de 1990.

Este DVD vale a pena também pela entrevista que Herman concedeu em exclusividade a esta edição. Apesar do desencanto de certas palavras vale a pena ver com atenção .

Classificação: 8/10

domingo, março 02, 2008

Acordado

Este filme retrata uma realidade rara mas que acontece mais do que se pode pensar. Uma pessoa em cada 500 fica acordada durante uma operação. Um jovem que tem guito, mulher e uma carreira promissora tem se submeter a um transplante de coração para permanecer vivo. Como ele tem um tipo sanguíneo raro foi díficil arranjar um doador mas conseguiu-se. Tudo corre bem no ínicio da operação mas na parte final a coisa dá para o torto porque acontecem coisas pelo meio que não vos posso contar. As interpretações sem brilharem cumprem bem o que lhes era pedido. Gostei deste thriller que envolve o espectador e o mantém a expectativa do que irá acontecer.

Classificação: 7/10

sábado, março 01, 2008

Seda

O filme dos bichos da seda é lento, muito lento mesmo. A história é simples, um francês casado que se dedica ao contrabando de bichos da seda vai com frequência ao Japão. Começa a interessar-se por uma mulher que é escrava de um tipo poderoso. Eles não falam a mesma língua e comunicam por cartas. Até um dia... e mais não conto. As interpretações não são nada de especial e o ritmo do filme penaliza-o fortemente e faz o espectador bocejar (e várias vezes).
O melhor do filme ainda é a fotografia.

Classificação: 5/10