segunda-feira, janeiro 15, 2007

Blade Runner

O filme é de 1982 mas não parece. Pouco ou nada envelheceu neste filme. Bem, talvez apenas o penteado da protagonista com problemas de idêntidade.

Neste filme de ficção cientifica, a humanidade tem a capacidade técnica de construir robots de tal maneira idênticos ao ser humano que são necessários testes especiais para os conseguir distinguir. Eles robots são chamados de "Replicantes".

Esses robots são enviados para as colónias extraterrestes que são lugares inóspitos para fazerem os trabalhos demasiado arriscados para o ser humano. A única limitação destes seres mecanicos humanóides é o limite de tempo de vida estipulado no processo de fabrico.

Quadro "Replicantes" conseguem voltar ao nosso planeta com um propósito ainda desconhecido e é necessário que um BladeRunner (Polícia especializado em "Replicantes") Deckard vá ao seu encalço.

Este filme aborda questões muito interessantes sobre as implicações do desenvolvimento da inteligência artificial e que vai muito além das curiosas histórias de guerras entre homens e máquinas (Battlestar Galatica por exemplo).

Filme fundamental na história do cinema, ficam aqui algumas perguntas:
Será que sem BladeRunner existiria Ghost in a Shell? Será que sem Ghost in a Shell existiria Matrix? E será que sem o Matrix existiria toda uma serie de outros filmes da nova vaga de ficção cientifica?

A polémica: Existem duas versões deste filme. A primeira incluía em voz-off os pensamentos da personagem principal e um fim diferente onde se tornava mais claro o destino das personagens. Esta versão infelizmente parece ser completamente impossível de encontrar.
A nova versão suprime o voz-off e substitui o final.

Da-mos uma dica interessante, porque não editar um DVD com as duas versões do filme, um pouco à semelhança do que foi feito com o Star Wars?

Classificação: 8/10

2 Críticas:

Blogger LopesCa disse...

Este filme é dos meus preferidos :)

13/2/07 23:00  
Blogger LopesCa disse...

A prova está aqui:
http://www2.blogger.com/profile/13918996864378014850

13/2/07 23:06  

Enviar um comentário

<< Home