sexta-feira, agosto 31, 2007

Declaro-vos marido e marido

Adam Sandler está de volta às comédias e faz o papel de um bombeiro casanova que se atira a todas as mulheres que lhe aparecem à frente. Tem um amigo e colega de trabalho que está metido num imbróglio jurídico e só pode nomear os seus filhos como beneficiários se voltar a casar. E ele lembra-se do amigo em quem confia para resolver o assunto. Só que um casamento homossexual entre dois gajos que não o são, vai ser complicado de justificar e de convencer os fiscais das finanças. Entretanto a coisa sabe-se e as pessoas que os conhecem começam a olha-los de lado. É um filme para entreter numa tarde em que não haja mais nada para fazer pois não trás nada de novo ao género comédias para passar o tempo.

Classificação: 5/10

quarta-feira, agosto 29, 2007

Gwoemul (The Host)

Os filmes orientais raramente chegam às salas de cinema.

Os que chegam, por vezes, vem cortados ou com infelizes dobragens em Inglês, pelo que felizmente este filme da Coreia do Sul chega até nós aparentemente são e salvo.

The Host pode ser classificado como um filme de monstros, no entanto não obedece as regras normais do cinema americano. Engraçado até verificar que neste filme os Americanos estão longe de ser vistos como os heróis da fita.

Este filme gira em torno da história de uma família disfuncional (o avó, o filho meio atrasado, a filha quase campeã de flecha e o amigo da bebida) e a sua luta para salvar o seu mais novo membro, uma pequena menina raptada por um horrível monstro criado através de mutações.

Todos os membros da família se juntam e tentam superar todas as dificuldades existentes para poder salvar a rapariga. A tarefa não vai ser fácil.

Este filme vai muito além de ser um simples filme de monstros, tendo uma história bem estructurada , sendo de salientar a muito boa interpretação dos actores.

O monstro está bem feito e surpreende pela positiva.

Classificação: 7/10

segunda-feira, agosto 27, 2007

Mr. Brooks - A Face Oculta de Mr. Brooks

Brooks (Kevin Costner) é um ricaço que tem como hobbie matar. Mata por prazer, mas escolhe as vítimas, não é qualquer uma. Normalmente são casais que estão coisa e tal. Um dia é ameaçado por um fotografo que quer fotografar e Brooks no acto senão denuncia-o à polícia. O filme tem bom ritmo e retrata a vida de um tipo que tem dupla personalidade uma vez que por detrás de um homem distinto está um "serial killer". Entretanto a polícia também anda à caça dele e Tracy Atwood (Demi Moore) tenta apanha-lo. Há mais histórias no filme mas não vou contar. No final do filme há uma surpresa (não tem nada a haver com a polícia), é só o que vos posso dizer! Gostei deste filme e Costner desempenha bem o seu papel. As pessoas mais sensíveis a cenas com sangue pensem duas vezes antes de irem ver este filme.

Classificação: 7,5/10

sábado, agosto 25, 2007

Licença para casar

Um jovem casal decide juntar os trapinhos e formalizar o acto numa igreja. O padre (Robin Williams) é um velho conhecido da noiva e tem uma forma bizarra de celebrar casamentos. Os noivos são submetidos a um curso de preparação para o matrimónio. Mas não é um curso qualquer e tem várias restrições, uma das quais é a abstinência sexual até ao dia do casório. Para vigiar o cumprimento das regras do curso o padre e um ajudante colocam escutas no quarto dos noivos. O filme tem como único objectivo entreter a malta e mesmo assim ainda chega a aborrecer em vez de fazer rir. Há um notório enchimento de chouriços que se nota perfeitamente na segunda metade do filme.

Classificação: 4/10

terça-feira, agosto 21, 2007

Hostel 2

Os fãs de Hostel devem estar aos pulos pois chegou a sequela de um dos filmes mais sádicos dos últimos anos! Este segundo filme difere do primeiro nos protagonistas e na forma como acaba. A fórmula é a mesma, a forma de enganar para depois matar e esquartejar não é muito diferente. Os rituais sádicos alteram-se um pouco mas não muito. Há um verdadeiro banho de sangue (que é mesmo banho). O pais escolhido é o mesmo e os motivos para o sadismo são os mesmos. O filme não trás nada de novo e ou muito me engano ou não deverá ser o último desta saga. As pessoas mais sensíveis não devem ir ver este filme.

Classificação: 4/10

quinta-feira, agosto 16, 2007

Ratatui

A pixar voltou a fazer uma obra prima. O filme é uma delícia para os olhos. Os ratos que na vida real não têm muito bom aspecto, neste filme têm um ar muito simpático. E a Pixar foi ao ponto de transportar para a animação os movimentos dos ratos em especial o andar, na perfeição. Mas vamos à história que é mais uma vez e totalmente original! Um rato que se chama Remy tem dotes culináiros e é admirador de um cozinheiro famoso que entretanto morreu. O rato vai até à cozinha do restaurante que era gerido pelo cozinheiro famoso e vê um pseudo-cozinheiro a estragar uma sopa e não resiste a ajudá-lo. A forma como o rato vai ajudá-lo é genial, o que vos posso dizer é que o cozinheiro parece uma marioneta viva! Mais não vos posso dizer a não ser que o pseudo-cozinheiro graças ao rato começa a ter sucesso! O argumento é excelente, as animações são excelentes e as vozes escolhidas não poderiam ser melhores. Ah, e fartei-me de rir a ver este filme. Há cenas hilarantes! É o melhor filme de animação de 2007 sem dúvida nenhuma e irá ganhar quase de certeza o óscar de melhor animação. É um filme que recomendo vivamente!

Classificação: 9/10

quarta-feira, agosto 15, 2007

Regras para ser feliz

Este filme que no princípio parece tipo pipoca contém uma história com algum interesse. Uma teenager (Lindsay Loyan) que passa a vida a mentir vai de férias para casa da avó como castigo pelo comportamento do ano escolar! O castigo é imposto pela mãe que não se dá com a avó e por isso manda a filha para lá. A relação entre a avó e a neta no ínicio não é nada fácil pois as duas são ossos duros de roer. A avó que não anda a dormir na sorna começa a investigar as causas do comportamento rebelde da neta. O que vos posso dizer é que as razões irão chocar a avó e a própria mãe que também ficará a saber coisas que vão transformar a sua vida. É uma comédia dramática com algum interesse, mas sem ser nada de especial. Jane Fonda ainda está em forma e está à altura do papel. Felicity Huffman no papel da mãe da jovem também se safa.

Classificação: 5/10

terça-feira, agosto 14, 2007

Golpe Quase Perfeito

Este filme fez-me lembrar o "Catch me if you can" não pela história mas sim por mentiras, mentiras e mais mentiras. A história é baseada em factos reais. Clifford Irving apresenta a biografia de Howard Hughes sem ter tido contacto com este. Para ganhar guito e notoriedade inventa uma série de mentiras e convence uma editora a publicar a biografia. O interesse do filme é sabermos até onde vai a mentira e se esta terá ou não pernas curtas como se costuma dizer... vão ver o filme pois vale a pena. As interpretações de Richard Gere e Alfred Molina são boas e o ritmo do filme é bom e não deixa adormecer o espectador na cadeira.

Classificação: 7,5/10

sábado, agosto 11, 2007

Evan, O todo-poderoso

Depois de termos tido o Bruce Todo-poderoso há uns anos com o Jim Carrey a ter de obedecer a Deus, temos este ano o Steve Carell a ter de fazer o mesmo. Só varia o que este tem de fazer. Evan é eleito senador do congresso nos states e muda-se para uma quinta no estado da Vírginia. Num belo dia ele acorda e vê que lhe decarregaram uma carrada de madeira à porta. Ele não perce o porquê... e no dia seguinte assim que acorda vê um camião a descarregar mais madeira só que desta vez aparece-lhe Deus (interpretado novamente por Morgan Freeman). Este diz a Evan que terá de construir um barco de dimensões completamente anormais. Evan inicialmente não leva a sério a ordem mas depois do seu corpo começar a transformar-se o caso muda de figura! A família que também não o leva a sério começa a duvidar que ele não se tenha passado da cabeça. É uma comédia a tender para o fraco típica de uma matiné da tvi e que tem como único objectivo entreter... mas entretém pouco e rir neste filme é um acontecimento raro. A interpretação de Steve Carell é apalhaçada levando as coisas para o campo do exagero.

Classificação: 4/10

sexta-feira, agosto 10, 2007

Os Simpsons: O filme

Estava à espera que este filme fosse tipo um episódio da série da tv, mas esticado ao máximo para ser possível ser exibido nas salas de cinema. Mas afinal o filme é bastante divertido e tem uma história que se encaixa perfeitamente na duração do filme. O centro das atenções e de todas as asneiras é o mesmo - Homer Simpson. Desta vez Homer adopta um porco e armazena os dejectos deste num silo. Esse mesmo silo vai ser a causa de uma catástrofe ecológica na cidade Springfield e mais não digo! Só vos digo que me fartei de rir durante o filme!
Vão ver o filme e irão divertir-se à grande!

Classificação: 8/10

sábado, agosto 04, 2007

Paranóia

Um "teenager" rebelde manda um murro a um professor e apanha três meses de prisão domiciliária com direito a usar uma pulseira na perna. Como ele não se pode afastar mais de 30 metros da casa tem de arranjar alguma coisa para se entreter. O primeiro entretêm é olhar para uma nova vizinha através dos seus potentes binóculos. Entretanto há mais coisas em redor da casa que lhe vão despertando interesse... uma das quais é um vizinho que chega a altas horas com mulheres e que tem um carro do mesmo modelo de um serialkiller que é perseguido pela polícia. O "teenager" começa a espiar também o tipo juntamente com um amigo e com a vizinha que entretanto se junta a eles. E mais não posso dizer, mas com estes ingredientes já podem ver que temos bom material para que o filme resulte e de facto resulta muito bem e agarra o espectador até ao fim. Os actores jovens são os protagonistas e cumprem perfeitamente o que lhes foi pedido. Recomendo vivamente este thriller a quem gosta do género. É até agora o melhor thriller de 2007.

Classificação: 8/10

sexta-feira, agosto 03, 2007

Grindhouse (Planet Terror + Death Proof)

Tarantino e Rodriguez trouxeram-nos uma dose dupla de dois filmes com sangue a rodos. O primeiro (Planet Terror) é com zombies com caras deformadas e cheias de bolhas. O segundo (Death Proof) tem como protagonistas carros, mulheres e um homem frustado que não conseguindo ter as mulheres vinga-se. No filme dos zombies pernas a saltar, braços decepatos, pernas amputadas entre outras coisas são mato. A história desse filme é básica... uma contaminação química alastra rapidamente e um pequeno grupo de sobreviventes tenta matar os contaminados ao mesmo tempo que tenta safar a pele. O interesse é mesmo a luta pela sobrevivência no meio de tanta desgraça que vai acontecendo. As interpretações femininas estão em destaque em especial a a da Rose McGowan que é uma mulher de armas em que até uma perna dispara e no ínicio do filme não dava nada pela interpretação dela!
No filme dos carros a história é mais fraca e a violência é gratuita. De qualquer forma no segundo filme há uma nota curiosa, que é a existência de uma mistura de raças nos dois grupos de mulheres e de num dos grupos o protagonismo ser de uma mulher de raça branca e no outro grupo de uma mulher de raça negra. O Kurt Russell no segundo filme. até se consegue safar bem na interpretação no meio de tantas mulheres. O próprio Tarantino também faz uma perninha e têm dois papéis nos dois filmes. O filme vale pelo primeiro que ainda tem alguma história e algum interesse em ver se os sobreviventes escapam e como se safam. São dois filmes (que estão num só) muito violentos (em especial o 1º filme) e não aconselho a pessoas sensíveis.

Classificação (Planet Terror): 7/10
Classificação (Death Proof): 5/10
Classificação Final (média dos 2): 6/10

quinta-feira, agosto 02, 2007

Vacancy - O Motel

Um casal vai em viagem e de repente o carro começa a dar chatices. Decidem parar numa terra qualquer. São ajudados por um tipo e seguem viagem. Mas o carro volta a dar chatices e voltam à mesma terra para verem se o tipo os volta a ajudar. Só que não o encontram e são convidados a permanecer uma noite no motel para de manhã irem em busca de ajuda. A estadia não irá ser nada nada calma... é só o que vos posso dizer. É um thriller com algum interesse e que prende um pouco o espectador para se ver se eles se conseguem ou não safar! Há algumas falhas de argumento como por exemplo a previsibilidade de alguns acontecimentos... mas dá para entreter. O filme também não chega a aborrecer uma vez que dura apenas 1h20. O actor Luke Wilson e a actriz Kate Bekinsale limitam-se a cumprir os serviços mínimos.

Classificação: 5/10