sexta-feira, dezembro 29, 2006

The Holiday - O Amor Não Tira Férias

Duas mulheres fartas de falhanços no campo amoroso decidem pôr a casa na net para permuta. Amanda (Cameron Diaz), a americana vê a casa de Iris (Kate Winslet), a inglesa, na net e fica encantada (é estranho que Iris não tenha tido grande curiosidade em ver fotos da casa de Amanda antes, terá sido um esquecimento do argumento? ou o objectivo era ir à descoberta? hmmm, não sei). Ambas falam num mini-chat do site de intercâmbio de casas e combinam para no dia seguinte uma ir para Surrey (Inglaterra) e outra para Los Angeles nos states. Cada uma delas tem um único objectivo - esquecer a última relação e passar umas boas férias natalícias. Amanda acha Surrey uma pasmanseira até um dia de madugada lhe bate à porta o irmão de Iris perdido de bêbado... é preciso contar o resto? Acho que não... No outro lado do atlântico Iris também acaba por se orientar, mas as coisas não vão ser fáceis. No meio de encontros e desencontros tudo acabará em bem, como convém neste tipo de filmes, não é? O argumento é surpreendentemente bom e as interpretações estão ao nível. É sem dúvida nenhuma a melhor comédia romântica de 2006, num ano que poucas comédias românticas houve e de jeito menos ainda.

Classificação: 6,5/10

Babel

Quatro histórias em três paises diferentes são os ingredientes para este filme. A primeira história é passada em Marrocos onde uma mulher americana é atingida por uma bala perdida disparada por puto árabe e luta pela vida. Na segunda história o puto árabe que disparou o tiro esconde a verdade dos pais, mas será por pouco tempo pois a polícia anda à caça. Na terceira história, uma mexicana ilegal que trabalha em Miami como ama de dois miúdos (filhos da mulher atingida com a bala em Marrocos) vai ao méxico a um casamento e leva-os com ela, o pior é o regresso aos states... E na última história uma jovem japonesa surda-muda discriminada pela sociedade nipónica tenta desesperadamente perder a virgindade e ter a atenção de todos para essa discriminação! É um filme intenso com as quatro histórias a serem contadas em paralelo. E que não deixa o espectador adormecer. A duração do filme é adequada ao argumento, pois há muita coisa para contar. Contudo o filme não excede as 2h30. Os actores têm boas interpretações e não tenho dúvidas que este filme irá ganhar qualquer coisa nos óscares, pois aborda temas polémicos, com são as armas, racismo, discriminação das pessoas com deficiência.

Classificação: 8/10

sábado, dezembro 23, 2006

Eragon

Ainda pensei em não escrever sobre este filme, pois é tão mau! Mas pensei em vocês e no dinheiro e tempo que poderiam ir gastar e resolvi escrever algumas linhas.
Este filme é dos piores filmes de fantasia que já vi. Um filme de fantasia que dura 1h35 aproximadamente já não augura nada de bom e no decorrer do filme confirma-se a desgraça! Aviso já, que não li o livro, mas como o argumento é tão mau, imagino que o livro seja 1000 vezes melhor. O argumento do filme deve ser um mini resumo do livro e mal escrito, pois a história é contada aos saltos. Os diálogos são péssimos, as interpretações são do pior e a banda sonora é sempre a mesma e chateia à brava! O que escapa ainda neste filme é a voz off da actriz Rachel Weisz que faz a voz de Saphira. O realizador tentou imitar Peter Jackson, mas o tiro saiu-lhe pela culatra! Um candidato aos piores filmes do ano!
Revejam o Sr. dos Anéis e esqueçam este filme!

Classificação: 2/10

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Deja vu

O título do filme define completamente o filme. Tony Scott redime-se do fiasco "Domino" do ano passado e regressa em grande. Foi buscar o Denzel Washington que já tinha colaborado com ele no excelente "Man of Fire" de 2004. A história com contornos de ficção é um pouco dejá vú pois a ideia de regressar ao passado para alterar o rumo dos acontecimentos não é nova. Neste filme é original a forma e como são desvendados os acontecimentos passados! É um filme non-stop e que consegue manter o ritmo durante as quase 2h, o que é obra. Os movimentos constantes de câmera típicos de Tony Scott estão presentes como não podia deixar de ser e também dão jeito pois dão para mostrar bem os acontecimentos paralelos. Denzel Washington está ao seu nível e Val Kilmer no pouco tempo que aparece também está em bom plano. A actriz (Paula Patton) que está no meio dos acontecimentos também se portou bem.
É o melhor acção/thriller do ano (até agora) por isso não percam!

Classificação: 8/10

Deck the halls - Um Vizinho a Apagar

Todos os anos pelo natal tem de estrear uma comédia alusiva à época e este ano a tradição cumpre-se mais uma vez... e mais valia este filme ter ido directamente para dvd! "Um vizinho a apagar" é um filme que parece mais um telefilme que outra coisa! O argumento que nem chega a ocupar uma folha de papel A4. Então e a história qual é? Perguntam vocês. É uma história simples, um belo dia um tipo pacato que vive pacificamente o natal vai ter como vizinho um excêntrico (não ganhou o euro milhões, mas é um excêntrico na mesma) que lhe vai dar de cabo do sossego. O excêntrico mete na carola que a casa dele tem de ser vista do espaço através do site "earth" e começa a torrar dinheiro em iluminações de natal! E é teimoso pois não desiste enquanto não consegue! E o filme é basicamente isto. As restantes linhas da folha A4 pouco mais têm para contar. As raras gargalhadas que se conseguem dar, acontecem na primeira meia hora do filme que nem chega a durar 1h30. Danny devito bem se esforça mas não consegue salvar o filme.

Classificação: 3,5/10

domingo, dezembro 17, 2006

Recados, desbafos, sugestões

Este post é para poderem escrever à vontade sobre o que vos vai na alma e que não esteja relacionado com os outros posts. Um obrigado especial à lopesca pela sugestão deste tipo post :)

Agora toca a escrever ;)

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Novidades aqui em directo

Se é um dos dois um três cibernautas que com uma regularidade de pelo menos uma vez por ano visita o nosso blog, já deve ter reparado que re-transmitimos aqui o stream de uma conhecida televisão que transmite 24h por dia em trailers de filmes.

Foi uma iniciativa da qual gostariamos de saber a vossa opinião. Devemos ou não manter esta função? Gostaria de outro ver canal? Mais sugestões são bem vindas sobre este ou outro assunto que ajude a dinamizar o nosso blog!

O Perfume — História de um Assassino

O perfume prometia muito mas afinal não cheira assim muito bem. Para começar é um filme onde se tem a sensação... isto nunca mais acaba! O ritmo do filme é tipo caracol em especial no inicio. Depois o filme não se sabe se é carne ou peixe nem é um policial de época, nem é uma sátira, nem é um drama. E o final do filme é absolutamente surrealista! Bom, devem estar a perguntar para vocês mesmo, mas há alguma ponta por onde se pegue neste filme? A resposta é... há, mas pega-se por pouco, ao nível da fotografia e banda sonora. Sendo o tema do filme, o cheiro... será dificil de filmar e de transpôr para algo palpável e por isso este filme descamba em dada altura em cenas onde se passa sempre o mesmo só mudando a vítima. Eu não li o livro, mas fiquei com curiosidade em ler pois o filme deixa a desejar. Para rematar as interpretações também não são grande espingarda e até o Dustin Hoffman tem uma má interpretação.

Classificação: 4/10

terça-feira, dezembro 12, 2006

Flush Away - Por Água Abaixo

Este ano há falta de grandes filmes com actores de carne e osso vão estreando uns filme de animação porreiros! O "Por água abaixo" é mais um bom filme a juntar ao rol de animação... depois de ice age 2, cars, ant bully, happy feet e hoodwinked. O autor deste filme é o mesmo do Wallace & Gromit e Chicken Run o que prometia logo à partida! O filme cumpre inteiramente não só pela excelente animação como pela história. E vamos a ela, tudo começa com um rato que vai pela sanita abaixo depois de uma descarga e vai pelo cano até à ratopolis, a cidade dos ratos. Esta cidade vive sob a ameaça de uma inundação que a iria arrasar. Por detrás desta ameaça está o rei dos sapos. O rato protagonista encontra uma rata cheia de pujança e os dois vão tentar derrotar o rei dos sapos. O filme é curto (1h20) mas é quanto baste e a história é bem contada e non-stop. Destaco a cena da perseguição do barco que está muito bem conseguida. Numa tarde de frio têm mais uma boa opção para passarem um bom bocado.

Classificação: 7/10

sábado, dezembro 09, 2006

Uma Família à Beira de Um Ataque de Nervos

Este filme é uma pedrada no charco nas comédias que se fazem nos dias de hoje. É retratada uma família com vários problemas mas que mesmo assim tenta estar unida em todos os momentos. A história começa com uma miúda de 7 anos que ganha por direito próprio a participação num concurso de miss little sunshine. A família a custo decide ir com ela e aí vão estrada fora até à califórnia. O meio de transporte é uma carrinha velha da Volkswagen que em dada altura só pega de empurrão. Nela viajam a mãe da miúda, o pai da miúda que tem a mania que vence tudo, o irmão que fez um voto de silêncio, o avô que consome droga e é viciado em revistas porno e o tio da míuda que está em recuperação após ter tentado o suicidio. As aventuras vão-se sucedendo ao longo da viagem e mesmo quando estão todos no concurso miss little sunshine. O filme tem cenas hilariantes e mais não conto! Não percam este filme! Se não puderem ir ver ao cinema, aluguem quando sair em dvd pois vale a pena!

Classificação: 8/10

Happy Feet

Chega às salas mais um filme sobre pinguins. Desta vez não é um documentário, mas sim uma animação. Para se perceber como vivem os pinguins convém ter visto o documentário "Marcha dos Pinguins" mas não é obrigatório, pois dá para perceber durante o filme.
A história do filme baseia-se na forma como os pinguins vivem, como acasalam e como sobrevivem. Mas o filme não é só isso pois há um pinguim que tem voz de cana rachada e em vez de cantar como os outros dança. Por esse facto ele é discriminado e auto excluí-se da comunidade parte numa viagem sem destino. Na viagem vai descobrir várias coisas e até tem contacto com humanos.
Visualmente o filme é magnifico, elevando ainda mais o patamar das animações feitas por computador. Contudo o filme sofre de vários exageros... o número excessivo de músicas cantadas pelos pinguins e a duração do filme perante o argumento. Não pensem que que o filme é uma comédia pois a parte do encontro e contacto com os humanos é demasiado cruel para crianças de 4 anos que possam ir ver o filme.
A mensagem da escassez do peixe nos oceanos é bem passada.
Um último facto a realçar tem a haver com o facto da distribuidora do filme não ter sido capaz de arranjar um título em português! Terá sido falta de imaginação, preguiça ou como agora as crianças já aprendem inglês já não é preciso dar um título em português?

Classificação: 6/10

sexta-feira, dezembro 08, 2006

A good year - Um ano especial

O último filme de Ridley Scott tinha sido uma banhada (Reino dos Céus) e por isso estava um bocado de pé atrás em relação a este filme. Felizmente o meu pé atrás não se confirmou e o filme superou as minhas expectativas que eram baixas. Cheira a filme francês (e tem actores e actrizes de lá), não só pelo ambiente, fotografia e ritmo mas também pela banda sonora. O filme é um misto do género de comédia romântica com drama. Se não me falha a memória este é o primeiro deste género realizado por Scott. A história é simples, um corretor recebe como herança um terreno onde passou parte da infância. Anda farto de números e de stress e decide tirar umas férias. Quando chega ao campo começa a interessar-se por tudo um pouco.
Crowe consegue safar-se e anda de smart e de mota. Marion Cotillard trás uma brisa de ar fresco ao filme e foi uma boa escolha para contracenar com Crowe
O filme entretém e não chateia apesar de durar quase 2h.
A mensagem do filme é simples também, o dinheiro não é tudo, são precisas outras coisas que o dinheiro não compra!

Classificação: 6/10

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Saw 3

A saga sangrenta Saw regressou com mais uma série de mortes sádicas e muito sangue. No centro de todos os jogos de sangue continua John, que continua com os pés prá cova (sim ainda está vivo!). Mais uma vez a vingança aparece de mãos dadas com uma hipotética redenção da vítima. Estes dois ingredientes continuam a ser a base do desafio quase impossível que John propõe a cada vítima. Neste filme John conta com a colaboração de uma ajudante na preparação das matanças e há uma médica que é raptada para tentar curar John. De resto tudo igual aos outros filmes da saga, isto é, sangue e sádismo!
Este Saw 3 é um pouco melhor que os outros e vale pela última meia hora. E fica no ar a dúvida se haverá um outro Saw!
A fórmula começa a dar sinais de algum desgaste e não sei se dará para esticarem mais a corda para um 4º filme.

Classificação: 5/10

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Borat

Já tinha ouvido falar bastante do Borat que fiquei com curiosidade em ver até onde ia o deboche e a humilhação aos cazaquistões que não fizeram mal a ninguém! A formúla é simples, Borat (Ali G) e a sua fiel companheira galinha, natural do cazaquistão vai para os states em busca da sua paixão platónica, que é nem mais nem menos que Pamela Anderson. Ao chegar aos states pensa que está na sua terreola e começa a comportar-se como se estivesse em casa. Claro está que isso dá origem a série de situações cómicas e outras que nem por isso. Usa-se e abusa-se do humor físico, em especial na cena de porrada entre Borat nú com o seu amigo Azamá, também nos mesmos trajes! Há gags bem conseguidos, não fosse Ali G o autor da personagem e já a tivesse feito n-vezes!
Há comentários desagradáveis sobre o cazaquistão, que podiam ter sido evitados se tivessem inventado um nome de um pais!

Classificação: 6/10