domingo, julho 08, 2007

Transformers

"crítico do caraças" escreveu

Os transformers prometiam bastante, mas não cumprem tudo. O filme tem bons efeitos especiais, mas a história não é nada de extraordinário. Há uma luta entre dois grupos de robots pela posse de um cubo. No meio desta luta aparecem dois humanos que são praticamente os únicos actores de carne e osso a terem intervenção no desenrolar do filme. O que é manifestamente pouco. As interpretações dos humanos cumpriram o que lhes foi pedido. Há cenas de luta entre os robots bem conseguidas e outras nem por isso. Uma coisa que me fez confusão foi o facto dos robots provocarem poucos estragos quando se movimentavam. Pareciam demasiado leves e mesmo nas lutas destruiam poucas coisas à volta tendo em conta a violência das lutas nas quais saltavam peças uns dos outros.

Classificação: 6,5/10

"crítico mordaz" contrapõe!

Conheci a versão animada desta série ainda era um miúdo e a mesma não tinha sido divulgada em Portugal. Isto tudo graças às benditas antenas parabólicas que nos permitiam ver o que de interessante surgia pelo mundo quando em Portugal ainda só existia a RTP. Sem ser fanático pela série lembro-me de a acompanhar nessa fase com algum interesse... Preferia no entanto outras séries como as Cidades do Ouro e o Conan o Rapaz do Futuro, duas das melhores séries de animação de sempre. Quanto aos transformers, confesso que achava os decepticons muito mais interessantes que os autobots...

Fui ver o filme sem saber bem o que esperar e já com uma grande distância do rapazito que via aqueles desenhos animados na televisão.

Devo dizer que achei uma das melhores adaptações de desenhos animados para "vida real" (ou será melhor dizer "vida digital"?). Um filme dos transformers em imagem real nunca poderia ter sido feito senão nos nossos dias onde a computação gráfica atinge níveis de grande qualidade ou arriscar-se-ia a ser uma banhada completa.

Os efeitos especiais estão muito bons, levando o espectador a não ter muita dificuldade em acreditar que qualquer comum veículo se consegue transformar num robot( eu quando saí do cinema até estava à espera que todos os carros do parque de estacionamento se transformassem). E melhor do que isso é que praticamente esquecemo-nos que se tratam de imagens fabricadas num computador.

Só efeitos especiais sem uma história interessante não fazem um filme bom. A história não tem grandes aspirações e talvez por isso funcione bem. Não tenta ser mais do que aquilo que realmente é. Penso que está bem conseguida e funciona bastante bem como introdução ao universo transformer. Alguns clichés conseguiram ser evitados(algumas frases típicas dos senhores salvadores do mundo não foram felizmente repisadas), mas não o supra sumo dos clichés: a bandeira americana (também sempre irritante na série de filmes do homem-aranha e num possível filme do capitão América... para quando um capitão Portugal ?).

ps: pela sondagem que estive a fazer com amigos meus, parece ser complicado convencer as namoradas a irem ver o filme... façam chantagem com o filme do harry potter!

Classificação: 8/10

5 Críticas:

Blogger C Valente disse...

Fui ver não gostei, já sabia que não seria grande coisa, esperava melhores efeitos especiais, os actores e enredo deixam muito a desejar, fraco e não recomendavel
Saudações

16/7/07 00:15  
Anonymous Anónimo disse...

Os efeitos especiais estão muito bem trabalhados, sem dúvida.

16/7/07 11:34  
Blogger Frequência Jovem disse...

Então...escreve-se a seguinte frase "Só efeitos especiais sem uma história interessante não fazem um filme bom" sobre transformers e atribui-se 8/10?! Um pouco contraditório...
http://frequenciajovem.blogspot.com

19/7/07 10:51  
Blogger Crítico do caraças disse...

"Frequência Jovem",

Nas palavras escritas na crítica do meu colega e amigo "crítico mordaz", não vi nenhuma contradição pois ele diz que um filme não pode ser só efeitos especiais e que tem de haver uma história interessante. E diz mais à frente que a história mesmo não tendo grandes aspirações funciona bem e está bem conseguida no universo "transformer".
E passo a citar as palavras dele...
"A história não tem grandes aspirações e talvez por isso funcione bem. Não tenta ser mais do que aquilo que realmente é. Penso que está bem conseguida e funciona bastante bem como introdução ao universo transformer."

De qualquer forma obrigado pelo comentário.

19/7/07 19:25  
Blogger LopesCaBlog disse...

Os efeitos especiais sustêm o filme.
A História é fraquinha.
http://lopesca.blogspot.com/2007/07/cinema-transformers.html

22/7/07 02:37  

Enviar um comentário

<< Home