domingo, janeiro 28, 2007

Antes do amanhecer + Antes do anoitecer

Esta crítica é um dois em um pois são dois filmes que não se podem separar e também não se conseguem ver ser um a seguir ao outro. No "Antes do amanhecer" feito em 1995, uma moça francesa e um moço americano viajam num comboio com destino a Viena. Após uma troca de olhares metem conversa um com o outro. A conversa corre bem e decidem ambos partir numa descoberta um do outro passeando por Viena ao mesmo tempo. Não têm é muito tempo pois ambos terão de partir para destinos diferentes na manhã seguinte. Os diálogos são excelentes, acreditem! E não vos posso contar para não estragar o efeito surpresa de verem o filme.
O segundo filme (Antes do anoitecer) feito em 2004, trás-nos a continuação da história 9 anos depois. No momento em ele vai apresentar a Paris (cidade onde ela mora) o livro que conta o que se passou no primeiro encontro, reencontra-a. O tempo parece que não passou e o reencontro é uma segunda oportunidade para o amor. Mais uma vez condicionado o factor tempo está presente pois ele terá de partir no final do dia.
Os diálogos são ainda melhores no segundo filme e o final é divinal!
Quanto aos dois actores, Ethan Hawke e Julie Delpy têm as interpretações da vida deles nos dois filmes.
São dois filmes absolutamente obrigatórios, onde as emoções estão sempre presentes e é absolutamente fantástico como nos dois filmes em pouco tempo se passa tanta coisa!

Classificação: 9,5/10 (para o 1º) e 10/10 (para o 2º)

Diamante de Sangue - Blood Diamond

Este filme conta a história de Solomon (Djimon Hounsou), um habitante da Serra Leoa que um dia encontra um diamante maior que o normal e o esconde num buraco que cavou. Foi o que o safou, porque senão fosse esse facto tinham-lhe limpo o sarampo. Entretanto este facto chega aos ouvidos de Danny Archer (Leonardo Di Caprio) que é um especialista em negociatas de diamantes. Archer vai ter com Solomon para ele o guiar até ao diamante e este em troca ajuda-o a encontrar a família. Como não podiam ser só dois homens na história há uma jornalista americana (Jennifer Connelly) que anda a investigar o contrabando de diamantes e se junta aos dois. O filme tem um ritmo non-stop e as duas horas e vinte que dura nem se notam. Boa interpretação de Di Caprio e da Jennifer Connely e excelente interpretação de Djimon Hounsou.

Classificação: 8/10

sábado, janeiro 27, 2007

Breaking and Entering - Assalto e Intromissão

O filme começa com um assalto e deixa-nos na expectativa qual o tipo de filme e que consequências terá esse assalto praticado por uns putos já crescidos. Ora esse assalto desencadeia uma série de acontecimentos dos quais se destacam a investigação por conta própria do dono da empresa assaltada e o interesse de um dos putos pela arquitectura (sector de actividade da empresa assaltada). Só que as coisas complicam-se pois a mãe do puto envolve-se com o dono da empresa assaltada cujo casamento não está grande espingarda. E com esse aperitivo vos deixo para irem ver o filme! Vale a pena irem ver pois o tema da discriminação e a luta dos emigrantes é aqui bem retratada. Juliette Binoche tem mais uma excelente interpretação e Jude Law cumpre bem o papel. O argumento é bom e não dei pelo tempo passar a ver o filme. Levantei da cadeira do cinema surpreendido, pois passaram 2h e não dei por isso.

Classificação: 7,5/10

segunda-feira, janeiro 22, 2007

The Prestige - O terceiro passo

O "The Prestige" foi uma bela surpresa. O tema do ilusionismo foi tratado à pouco tempo no filme "o ilusionista" que já era um bom filme. O mundo do ilusionismos é também retratado neste filme com a nuance de que aqui há uma rivalidade entre dois ilusionistas que não se podem ver à frente e no meio está uma assistente que dá para os dois lados. Excelentes interpretações dos protoganistas e também da Scarlett Johansson que continua em grande! Não conto mais da história para não perder a piada e poderem ir ver o filme que vale bem a pena.

Classificação: 7,5/10

domingo, janeiro 21, 2007

Scoop

Scoop estreia com um atraso brutal! Quase 5 meses depois de ter estreado nos states e 4 meses sobre o resto da europa!
Bom, mas mais vale estrear que ir directamente para dvd e passar despercebido. Woody Allen não merecia uma coisa dessas.
Este filme trás de volta as comédias típicas de Woody. A história é simples... uma jovem jornalista com ar de tótó que se chama Sondra (que raio de nome!) e é interpretada pela loiraça Scarlett Johanson, tenta arranjar um furo jornalistico para admitida num jornal.
O furo vai-se lhe fornecido num momento em que ela vai para dentro de uma caixa como cobaia de um truque num espectaculo de ilusionismo. O Woody Allen é o ilusionista de serviço. Quando está a ocorrer o truque, tem uma visão de um morto que lhe dá dicas para ela investigar a sua morte.
E mais não digo para vocês irem ver o filme! O filme tem uma boa dose de humor e não deixa o espectador dormir!
As interpretações dos protagonistas estão à altura do filme.

Classificação: 7/10

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Blade Runner

O filme é de 1982 mas não parece. Pouco ou nada envelheceu neste filme. Bem, talvez apenas o penteado da protagonista com problemas de idêntidade.

Neste filme de ficção cientifica, a humanidade tem a capacidade técnica de construir robots de tal maneira idênticos ao ser humano que são necessários testes especiais para os conseguir distinguir. Eles robots são chamados de "Replicantes".

Esses robots são enviados para as colónias extraterrestes que são lugares inóspitos para fazerem os trabalhos demasiado arriscados para o ser humano. A única limitação destes seres mecanicos humanóides é o limite de tempo de vida estipulado no processo de fabrico.

Quadro "Replicantes" conseguem voltar ao nosso planeta com um propósito ainda desconhecido e é necessário que um BladeRunner (Polícia especializado em "Replicantes") Deckard vá ao seu encalço.

Este filme aborda questões muito interessantes sobre as implicações do desenvolvimento da inteligência artificial e que vai muito além das curiosas histórias de guerras entre homens e máquinas (Battlestar Galatica por exemplo).

Filme fundamental na história do cinema, ficam aqui algumas perguntas:
Será que sem BladeRunner existiria Ghost in a Shell? Será que sem Ghost in a Shell existiria Matrix? E será que sem o Matrix existiria toda uma serie de outros filmes da nova vaga de ficção cientifica?

A polémica: Existem duas versões deste filme. A primeira incluía em voz-off os pensamentos da personagem principal e um fim diferente onde se tornava mais claro o destino das personagens. Esta versão infelizmente parece ser completamente impossível de encontrar.
A nova versão suprime o voz-off e substitui o final.

Da-mos uma dica interessante, porque não editar um DVD com as duas versões do filme, um pouco à semelhança do que foi feito com o Star Wars?

Classificação: 8/10

sábado, janeiro 13, 2007

Flags of Our Fathers - As bandeiras dos nossos pais

Mais um filme sobre a 2ª guerra mundial! Só que não é um filme qualquer sobre a 2ª guerra... é realizado por Clint Eastwood retrata uma batalha que foi decisiva para o desfecho da guerra - a batalha de Iwo Jima. O filme centra-se na vida de 6 soldados que estiveram na batalha e mostra o que sofreram e a sua importância na batalha. As várias histórias são contadas em flashback, mas nem sempre na ordem correcta e por vezes fica-se na dúvida se o flashback é antes ou depois de outro flashback que se viu minutos antes (colocar umas datas e horas ajudava um bocado...). A montagem e fotografia estão muito boas. Os actores são pouco conhecidos mas cumprem bem os papéis. Chamo à atenção de pessoas mais sensíveis que este filme contém alguma violência (mas nada comparável à do Apolcalypto).

Classificação: 7,5/10

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Fast Food Nation - Geração Fast Food

Com quase dois meses de atraso em relação aos states (até nem é dos piores) estreia mais um filme sobre a fast food. Desta vez não é um documentário, mas um filme com várias personagens que tem por base a fast food e as suas consequências do ponto de vista social e económico. Mas nem é só de fast food vive o filme, pois também é retratada a vida dificil dos mexicanos nos states. Eles têm de se sujeitar a qualquer tipo de trabalho para ganharem algum dinheiro. Neste caso até trabalharem em restaurantes de fast food e em matadouros que metem nojo, mesmo com as regras de higiene impostas! Mesmo com tanta coisa má, o filme acaba por tenta dar a volta e transmite as ideias de um ponto de vista optimista. Assim dói menos, mas mesmo assim ainda dói.
Não há grandes interpretações, mas ficam as ideias.

Classificação: 6/10

terça-feira, janeiro 09, 2007

Night at the Museum - À Noite, No Museu

Filme médio-fraco com um argumento demasiado básico. Larry (Ben Stiller que continua com papéis da treta) está desempregado e está quase a mudar-se para outra cidade. Eis que no centro de emprego lhe dão uma última oportunidade que é no Museu de Arte Antiga. O emprego é de segurança, mas só de noite. O emprego promete ser uma seca, só que as peças do museu à noite ganham vida... e desde um dinossauro, passando por macacos, leões, tigres, índios, gladiadores, tudo anda à solta no museu! Larry tem muito com que se coçar para tentar domar o caos. E o argumento é só isto, não há mais nada! É pouco, mas foi o que os argumentistas conseguiram arranjar. Estava à espera de mais e melhor e também de rir, mas ri muito pouco.

Classificação: 5,5/10

domingo, janeiro 07, 2007

Funcionário do Mês - Employee of the Month

Já foram ver este filme? Se não foram também não perderam grande coisa! O argumento é fracote e o filme passa-se praticamente todo no interior de um supermercado. O dono do supermercado crriou o prémio de funcionário do mês para o super empregado, o mais rápido a registar produtos, o que mais rapidamente acorrer a limpar o chão, etc. Há um funcionário que já está batido em ganhar o prémio e se ganhar o 18º consecutivo ganha um carro. Entretanto há um outro funcionário baldas que quer impedir o outro de ganhar e ao mesmo tempo quer conquistar uma loiraça que começa a trabalhar no supermercado! E o filme é só isto, não tem mais para contar e as interpretações estão ao nível do argumento. Entretém, mas é filme mais para dar na tv ou para ir directamente em dvd que para ter estreado no cinema. Mas quizeram estrear o filme à força! Se querem um conselho, esperem pelo dvd (que já não demorará muito tempo, pois já saiu nos states) ou então que dê na tv daqui a 1 ano.

Classificação: 4/10

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Apocalypto

O Mel Gibson continua a fazer filmes de épocas bem remotas. Desta vez recuou até ao tempo em que os Maias tinham os dias contados. Uma tribo Maia é atacada por uns bárbaros e há um homem que consegue fugir e luta pela sobrevivência e por conseguir salvar a mulher o filho dos bárbaros. O medo é a palavra de ordem mas o homem (o sobrevivente) aprende a conviver com o medo e vai fazer pela vida! O filme é demasiado longo e com tanta luta e tantas perseguições o espectador (eu) começa a chatear-se e a bocejar também! Há filmes que levam uma tesourada e outros nem dão para uma versão de dvd mais tarde com cenas cortadas. Este não deve dar origem a isso. A fotografia e os efeitos especiais são o melhor do filme. E para terminar chamo à atenção de quem é mais sensível para pensar duas vezes antes de ir ver este filme pois há violência com fartura!
Devo ser dos poucos a não achar este filme uma obra prima, mas por isso mesmo é que o planeta não descaí, pois as críticas boas, +- e más aos filmes equilibram a coisa. Esta crítica é do tipo o filme é +-, isto é, come-se...

Classificação: 5/10

terça-feira, janeiro 02, 2007

Idiocracy

Para iniciar o ano de 2007 em termos de críticas nada melhor que criticar um filme completamente diferente. O título do filme dá para muita coisa e neste caso deu para uma história completamente surreal! Tudo começa com Joe Bowers (Luke Wilson), um tipo com um QI baixo que trabalhava nos meios militares mas não faz a ponta de um corno. E num belo dia foi escolhido para ser a cobaia de um projecto militar ultra-secreto qie consistia na hibernação de humanos. E como o homem não podia sózinho escolheram uma mulher de QI baixo para hibernar também. E puseram-nos num caixão que era imune a tudo. Era suposto hibernarem um ano só que devido a um imprevisto hibernam 50 anos! Ao acordarem do longo sono encontram um mundo no qual as pessoas têm um QI ainda mais baixo do que o deles os dois. E depois é o bom e o bonito, só mesmo visto! O humor non-sense e o ridiculo fazem parte deste filme e é por isso mesmo que tem piada, não muita muita, mas quanto baste para umas gargalhadas!
Este filme está disponível nos sites habituais mas apenas em edição de região 1.

Classificação: 6/10